HistóriaÚltimas Notícias do Grêmio

Há 44 anos, Grêmio humilhava o Brasil de Pelotas e conquistava o Gauchão

Grêmio Campeão do Gauchão 1979 diante do Brasil de Pelotas no Olímpico
Imagem: Reprodução/Twitter/Grêmio

Grêmio levou o Gauchão pela 21ª vez diante do Brasil de Pelotas

No dia 09 de setembro de 1979, o Grêmio protagonizou um momento épico no futebol gaúcho ao derrotar o Brasil de Pelotas por 3 a 0 no Estádio Olímpico, conquistando antecipadamente o estadual daquela temporada. Foi uma partida memorável que ficou marcada na história do clube e de seus torcedores, ao levar o Gauchão pela 21ª vez.

Leia mais:

Bitello bate o martelo sobre proposta de clube do Leste Europeu e Grêmio fica em alerta

Joia de R$ 280 milhões marca gol espetacular e torcida do Grêmio vai à loucura

Após a conquista dos dois turnos, diante de 20 clubes que disputaram o Campeonato Gaúchão de 1979, o Imortal vinha motivado para levar a taça na Octogonal Final. A fase pelo título era uma disputa de pontos corridos entre os oito melhores, e também contou com Inter, Esportivo, São Paulo (RS), Novo Hamburgo, Caxias, Brasil e Juventude.

Com três rodadas de antecedência, o Tricolor, que só precisava de um ponto, se impôs frente ao time de Pelotas para conquistar o Rio Grande do Sul outra vez. Diante de mais de 41 mil pessoas, os gols da vitória foram marcados por Ancheta, André, e Éder Aleixo.

Ancheta abriu o placar aos 19′ de jogo, com uma cabeceada leve após cobrança de escanteio. Na segunda etapa André Catimba ampliou aos 35′ após disparada do ataque gremista com um chute no travessão, para o rebote. Pouco tempo depois, Éder Aleixo, em um chute venenoso de falta, fechou o marcador aos 41 minutos para decretar a festa. O desempenho da equipe foi brilhante, e a torcida gremista celebrou invadiu o campo para festejar junto com os atletas.

Ficha técnica – Grêmio 3 x 0 Brasil de Pelotas

  • Competição: Campeonato Gaúcho 1979 – Octogonal Final
  • Data: 09/09/1979
  • Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre – RS
  • Público: 41.798 pagantes
  • Gols: Ancheta (19′ 1ºT), André Catimba (35′ 2ºT) e Éder Aleixo (41′ 2ºT)

Grêmio: Manga; Vilson, Ancheta, Vantuir e Dirceu; Víctor Hugo, Paulo Cézar Caju (Nardela) e Jurandir; Tarciso, Baltazar (André Catimba) e Éder Aleixo. Técnico: Orlando Fantoni

Brasil de Pelotas: Gilberto; Luis Carlos, Tino, Renato Mineiro e Cláudio Radar; Doraci, Odir e João Luiz; Flecha (Zé Luiz), Paulo Garça e Tadeu Silva.

Nathan Madureira

Redator Estagiário. Mineiro natural de Belo Horizonte/MG e Graduando em Jornalismo pela UCA. Amante do futebol brasileiro em todos os cenários e momentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo