Últimas Notícias do GrêmioHistória

5 curiosidades sobre Eurico Lara, craque imortal que virou letra do hino do Grêmio

O ex-goleiro Eurico Lara fez história no Grêmio é o único ídolo cantado no hino do Clube. Imortalizado na letra pelos versos do compositor Lupicínio Rodrigues, o ex-jogador atuou pelo Imortal no início do século passado e ficou eternizado na história. Até mesmo a morte de Lara, em 1935, está envolta por um fato supostamente envolvendo o Tricolor.

1) Grêmio usou “jeitinho brasileiro” para contratar ídolo

Nascido em 1897, Lara começou a fazer história em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul, onde se dizia que existia um time que, quando seu goleiro entrava em campo, não perdia. Em meio à fama, ele, inicialmente, não aceitou a proposta para deixar sua cidade e atuar no elenco gremista. Sem sucesso nas negociações com o jogador, o Grêmio usou de sua força política para conseguir uma transferência no Exército para Lara, que deixou sua terra natal para servir na capital Porto Alegre.

2) Chegada para jogar em outra posição

O oficial do Exército construiu sua história como um dos maiores goleiros do Imortal, mas por pouco não atuou em uma posição bem diferente. Inicialmente, conforme o livre A História dos Gre-Nais, Lara chegou para ser o ponta-esquerda. No entanto, passou a atuar debaixo das traves após o Grêmio perder seu titular e não ter um reserva durante uma partida.

3) Lara nunca chegou à Seleção Brasileira

Mesmo com todo o destaque que teve em Porto Alegre, o ex-jogador nunca teve a oportunidade de defender a Seleção Brasileira. Na época, a equipe nacional era protagonizada apenas por jogadores de Rio de Janeiro e São Paulo, o que tiraram suas chances. Ainda assim, Lara conseguiu ter grande destaque a nível nacional. O goleiro era o titular na primeira vitória de um gaúcho sobre um paulista, em 1935, quando o Grêmio bateu o Santos por 3 a 2. Único jogador a integrar em todas as edições a Seleção Gaúcha, o goleiro passou 15 anos no Tricolor com somente uma interrupção – quando acabou se desentendendo com a diretoria.

4) Passagem como árbitro

Além de jogador histórico no Grêmio, Lara também se aventurou com o apito. Durante sua carreira como jogador, o ídolo tricolor, segundo relatou na época o Jornal da Manhã, era um dos melhores árbitros da época, tendo dirigido uma série de partidas válidas pelo Campeonato Gaúcho.

5) Lara “morreu” após GreNal Farroupilha

A última atuação do goleiro com a camisa do Grêmio aconteceu em 22 de setembro de 1935. Já tomado pela tuberculose e cardíaco, Lara entrou em campo no GreNal Farroupilha vencido pelo Tricolor por 2 a 1. Recomendado para não atuar por conta da doença, o ídolo saiu no intervalo da partida, já debilitado. Ainda assim, a partida é tida como uma das melhores partidas da carreira do ex-atleta e ajudou o Grêmio a reverter a desvantagem de um ponto para o rival para ficar com o título de Campeão da Cidade. Em 6 de novembro daquele ano, o goleiro no Hospital Beneficência Portuguesa. O funeral de Lara era considerado o maior evento até a época em em Porto Alegre.

Títulos de Eurico Lara com a camisa do Grêmio:

Campeão da Cidade: 1920, 1921, 1922, 1923, 1925, 1926, 1930, 1931, 1932, 1933 e 1935

Campeão Gaúcho: 1921,1922,1926 e 1931

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo