Grêmio foi um dos 15 melhores times do mundo na última década
O Grêmio foi o 14º time que mais fez pontos no mundo entre 2011 e 2020. A classificação foi divulgada pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), trazendo o tricolor na primeira posição entre as equipes da América do Sul.
É provável que você também goste:
Grêmio pode fazer contratação surpreendente para o ataque
Proposta do Grêmio por Borré é melhor que a do Palmeiras, afirma fonte
Romildo não quer uma nova paralisação do futebol
Descubra quem era a surpresa prometida por Renato no Grêmio
Este ranking conta competições nacionais e internacionais, como Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. É algo que premia a regularidade ao longo da década. Por mais que o Grêmio tenha ganhado destaque após 2016, foi o suficiente para deixar a concorrência para trás.
O ranking não leva em conta a quantidade de troféus conquistados ao longo deste período. Aliás, a tabela de pontos é dividida entre torneios nacionais e internacionais, veja a pontuação de cada um:
Libertadores: cada vitória vale 14 pontos e um empate gera 7 pontos. Na Liga dos Campeões o empate vale 9 pontos;
Mundial de Clubes: uma vitória na semifinal vale 14 pontos e um empate 7. Uma vitória na final vale 21 e um empate 10,5;
Sul-Americana: uma vitória vale 12 pontos e um empate 6 pontos;
Nacionais: seja na Copa do Brasil ou Brasileirão, as vitórias valem 4 pontos e os empates 2 pontos.
Grêmio no top 15 do mundo
Por mais que o Barcelona esteja passando por um período complicado nas competições europeias desde o último título em 2015, foi o primeiro colocado no ranking. Em segundo lugar está o Real Madrid, que venceu por quatro vezes a Liga dos Campões na década.
O líder Barcelona somou 2.877 pontos, o Grêmio marcou 1.895. Contudo, o ranking tem algumas curiosidades. O Arsenal, por exemplo, não ganhou nada de expressão nos últimos dez anos, mesmo assim terminou em 10º lugar.
No Top 20, além do Grêmio a América do Sul foi representada pelo Atlético Nacional, da Colômbia. Eles foram vice-campeões da Copa Sul-Americana em 2014, perdendo para o River Plate. Em 2016 disputaria a final contra a Chapecoense. Além disso, venceram a Libertadores em 2016.
Enfim, gostou da notícia?
Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Reprodução/Jovem Pan