CampeonatoHistóriaJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Há 17 anos, Grêmio iniciava última fase da Série B justamente contra o Náutico

Diante de uma grave crise financeira, o Grêmio iniciou 2005 na Série B do Campeonato Brasileiro sob muita desconfiança. Sem jogadores para começar o ano, o elenco gremista precisou ser formado através de muita criatividade e conhecimento de mercado.

Sob o comando do presidente Paulo Odone, o Tricolor começou temporada enfrentando muitas dificuldades, tendo que demitir o treinador uruguaio Hugo de León após os maus resultados. Para o seu lugar, o então diretor de futebol Mário Sérgio trouxe Mano Menezes, que dirigiu o Grêmio em toda a Segunda Divisão.

Na primeira fase, o clube gaúcho demorou para engrenar, especialmente nas primeiras rodadas, quando ainda não possuía o time completo. Com a chegada de jogadores como Sandro Goiano, Alessandro, Marcelo Costa, Ricardinho, Marcel, Pereira, Domingos, Escalona e Lipatín, o Imortal finalmente pôde deslanchar no campeonato, terminando a etapa inicial na quarta colocação, com 35 pontos em 21 jogos.

Grêmio começaria terceira fase contra o Náutico, da Batalha dos Aflitos

Após uma segunda fase que contou com duas chaves quadrangulares semifinais, o Imortal classificou-se para uma última etapa para enfrentar um grupo final com Náutico, Santa Cruz e Portuguesa. Para chegar ao acesso, que seria conquistado pelos dois melhores times da chave, o Grêmio precisou encarar o Náutico pela primeira rodada da fase final, há exatos 17 anos, no dia 22 de outubro de 2005, no Estádio Olímpico.

Com um gol chorado de Domingos, no final da partida, o Grêmio iniciou a terceira fase daquela Série B com o pé direito. Coincidentemente, o Timbu seria o adversário da famosa Batalha dos Aflitos, que aconteceria no returno, pela última rodada da fase final. Além disso, o Náutico é o mesmo rival do Tricolor amanhã (23), quando o Grêmio poderá selar o seu retorno à Série A.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo