25 de dezembro na história: há exatos 73 anos, o Grêmio goleou a Seleção Costarriquenha
Há 73 anos, no dia 25 de dezembro de 1949, em um domingo, o Grêmio enfrentou a Seleção Costarriquenha. O elenco da Costa Rica preparava para disputar os Jogos Centro-Americanos e do Caribe que aconteceriam em fevereiro de 1950. Na ocasião, o Tricolor Gaúcho goleou pelo placar de 5 a 0, com gols de Gita, Hermes (2x), Geada e Carbonilla.
Grêmio x Seleção Costarriquenha
Segundo informações do Portal Grêmiopédia, um jogador da Costa Rica, Mario Murillo, perdeu um pênalti na parte. Além disso, de acordo com o Passado e Presente De Um Grande Clube, 1067, quem apitou o duelo foi o árbitro Julio Perez. Assim, confira a escalação das duas equipes.
Grêmio: Cláudio, Clarel, Johnny, Hugo, Ário, Allegretti, Paulista, Hermes, Geada, Alvaro e Gita. Técnico: Otto Bumbel.
Seleção Costarriquenha: Calvo, Brenes, Masís, Heriberto Molina, Mario Murillo, Alpízar, Retana, Álvaro Murillo, Horacio Molina, Armijo e Zeledón. Técnico: Santiago Bonilla.
Informações sobre a partida
Na ocasião, a partida fez parte de uma excursão realizada pelo Imortal que foi denominada de A Conquista das Três Américas. O jogo contra a Seleção Costarriquenha foi o último amistoso realizado pela equipe naquele ano e o clube terminou a viagem de forma invicta. Foram 8 vitórias, um empate e a conquista da Taça Internacional. Além disso, o Tricolor foi o primeiro clube brasileiro a viajar para a Costa Rica.