CampeonatoHistóriaJogadores

Histórico dirigente do Grêmio responsável por repatriar Mazaropi completa aniversário hoje

Muitos dirigentes históricos já tiveram trajetórias vitoriosas com o Grêmio. Nomes como Fábio Koff, Hélio Dourado, Luiz Carlos Silveira Martins, Alberto Galia, Paulo Odone, José Alberto Guerrero e Romildo Bolzan Júnior ajudaram o clube gaúcho a conquistar títulos ao longo dos mais de 100 anos de vida do Imortal.

No entanto, provavelmente nenhum destes ícones tem tantos anos de serviços prestados ao Tricolor como Adalberto Preis, que completa 79 anos de idade no dia de hoje (6). Nascido em Criciúma, Adalberto Preis viveu a sua adolescência em São Paulo, onde começou a simpatizar com o Grêmio, apesar da distância que os separavam. Após o colegial, acabou indo morar em Porto Alegre com seus pais, que começaram a lhe levar aos jogos do Tricolor Gaúcho com certa frequência.

Sua primeira ligação associativa com o Grêmio se deu em 1962, quando seu pai lhe comprou um título patrimonial do clube. Formado em Direito, foi convidado para integrar o departamento jurídico do Grêmio como diretor, tornando-se conselheiro em 1974. Convocado pelo então presidente Fábio Koff, assumiu como vice-presidente de Administração no ano em que o Grêmio foi vice campeão brasileiro e conquistou vaga para Libertadores de 1983.

No ano em que o Grêmio atingiu o ápice em sua vida desportiva, sendo campeão da América e do Mundial, Adalberto Preis era vice-presidente para Assuntos Especiais do clube. Durante o período de dois anos, foi pela primeira vez vice-presidente de futebol, atingindo dois títulos gaúchos e diversas vitórias de expressão e títulos internacionais em excursões pela Europa, África, América do Sul e Central.

Dirigente foi vice de futebol do Grêmio na conquista do penta da Copa do Brasil

Além disso, foi responsável pela volta do goleiro Mazarópi, campeão mundial pelo Grêmio que havia deixado o clube no final de 1983, e a aquisição do meia argentino Sabella, oriundo do Estudiantes. Nesse período, destaca-se também a contratação de Valdir Espinosa, em 1986, cargo que o treinador voltaria a ocupar após ser campeão da Libertadores e do Mundial em 1983.

Em setembro de 2016, ainda eleito como vice-presidente do Conselho de Administração, assumiu também o cargo de vice-presidente de futebol, onde o Grêmio conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil. Junto com Odorico Roman, sua principal providência foi a contratação do treinador Renato Portaluppi e do então coordenador Valdir Espinosa, reeditando a dupla vencedora da Libertadores e do Mundial de 1983.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo