Últimas Notícias do Grêmio

Estudiantes de La Plata solta nota sobre racismo cometido contra o Grêmio. Confira!

Atos racistas da torcida argentina já aconteceram contra brasileiros

Estudiantes - vitória contra o the strongest na libertadores
Imagem: Divulgação Twitter/ @EdelpOficial

Estudiantes divulga nota sobre atos racistas de torcedores

Na última terça-feira (23), o ambiente do futebol foi manchado por atos inaceitáveis durante a partida entre Estudiantes e Grêmio, disputada em La Plata, válida pelo Grupo C da Copa Libertadores da América. Os argentinos perderam o jogo por 1 a 0, mas o resultado acabou sendo ofuscado por comportamentos racistas de parte de sua torcida, que direcionou insultos aos brasileiros.

Imediatamente após o jogo, imagens e vídeos que capturavam esses atos lamentáveis começaram a circular nas redes sociais, gerando indignação e levando o clube argentino a agir. O Estudiantes, nesta quarta-feira (24), divulgou uma nota oficial, condenando as ações racistas e prometendo trabalhar para identificar e responsabilizar os autores desses comportamentos reprováveis.

Leia mais:

Quando o Grêmio apresentará Edenilson e Rafael Cabral?

Renato Portaluppi solta o verbo após vitória do Grêmio na Libertadores

Veja a nota oficial

“O Estudiantes de La Plata iniciou, nesta madrugada, uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar os indivíduos que cometeram ofensas raciais, na partida da última terça-feira à noite, contra o Grêmio.

Além da ação que resultará em uma sanção exemplar para os envolvidos, denunciaremos esse comportamento, que viola leis e pactos internacionais, no sistema de justiça criminal. Disponibilizaremos todas as evidências obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, avaliaremos a possibilidade de iniciar uma ação civil para que os envolvidos assumam a responsabilidade pelos danos que possam ser causados à nossa instituição.

O clube apoia a campanha da Conmebol “Basta de Racismo!” e estamos comprometidos em rejeitar veementemente qualquer ato de racismo como o que ocorreu na noite passada. Continuaremos com nosso trabalho contínuo para conscientizar nossos associados e torcedores e também para punir aqueles que se desviarem do caminho do respeito e do bom comportamento que nos identifica.”

Práticas são recorrentes

Esta não é a primeira vez que o clube se encontra em uma situação semelhante. Em junho de 2022, a Conmebol multou o Estudiantes em 30 mil dólares (aproximadamente R$ 155 mil) após episódios racistas de seus torcedores em um jogo contra o RB Bragantino.

 

Imagem destaque: Reprodução/ Vídeo FBI Tricolor

Gabriel Borba

Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e setorista do Grêmio (@gborba05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo