CampeonatoHistóriaJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Há 22 anos, Grêmio era eliminado do Brasileirão a um passo da final

Apesar do investimento da ISL, e da presença de jogadores destacados como Paulo Nunes, Ronaldinho e Zinho, o Grêmio bateu na trave na semifinal da Copa João Havelange de 2000. Equivalente ao Campeonato Brasileiro, o torneio nacional foi vencido pelo Vasco da Gama contra o surpreendente São Caetano, que eliminava o Grêmio há exatos 22 anos, no dia 17 de dezembro de 2000. Além da eliminação, o clube gaúcho viu encerrado o seu sonho de retornar à Taça Libertadores, competição tão cobiçada pelo Imortal.

Grêmio deu adeus ao Brasileirão para a surpresa São Caetano

Depois de ser derrotado pelo São Caetano por 3 a 2, na primeira partida da semifinal, disputada em São Paulo, o Grêmio precisava apenas de uma vitória por 1 a 0 para ficar com a vaga. Obrigado a vencer, o Imortal começou o jogo pressionando o São Caetano em um Estádio Olímpico abarrotado de torcedores. Logo aos 7 minutos, o Tricolor fez 1 a 0, com um gol do meia Zinho.

No entanto, o resultado, que estava classificando o Grêmio para as finais do campeonato, durou pouco. Vencendo por 1 a 0, o Grêmio iniciou a segunda etapa em busca do segundo gol, mas foi o São Caetano quem conseguiu o empate, no lance mais contestado pelos jogadores e pelos dirigentes gremista: aos 6 minutos, o perigoso atacante Adhemar foi derrubado pelo zagueiro Marinho dentro da área, dando a oportunidade do lateral César empatar a partida.
A partir daí, o Azulão tomou conta da partida, realizando a virada num contra-ataque, pelos pés de Adhemar. Já aos 30 minutos da segunda etapa, um novo pênalti cobrado por César eliminou o Grêmio da competição diante de um público de mais de 45 mil pessoas.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo