5 curiosidades sobre André Catimba, herói do Grêmio no Gauchão de 1977
Natural de Salvador, na Bahia, o atacante André Catimba foi ídolo por onde passou. Fez parte do célebre elenco do Grêmio que venceu o Gauchão de 1977. Ficou nacionalmente conhecido pela comemoração exagerada e perigosa no gol do título.
5 curiosidades sobre André Catimba
1. Início no futebol baiano
O atacante André Catimba foi apresentado ao futebol nacional a partir do Ypiranga, equipe da Bahia. Por lá, atuou de 1966 até 1968, quando se transferiu para o também baiano Glícia. A sua carreira começou a mudar quando chegou ao Vitória, em 1971.
2. Campeão estadual de 1972
A primeira equipe onde Catimba se tornou ídolo foi o Vitória. Pelo Leão de Salvador, o atacante foi goleador e um dos responsaveis pelo historico titulo do Campeonato Baiano de 1972, a unica edição vencida pelo Rubro-Negro durante os anos 1970.
3. Passagem pelo Guarani
Após grandes temporadas e muitos gols marcados pelo Vitória, André Catimba se transferiu para o Guarani de Campinas, na expectativa de ajudar a equipe naquela temporada. Permaneceu pelo Bugre apenas por um ano, mas atingiu a incrível marca de 27 gols marcados.
4. Gol épico pelo Grêmio em 1977
Em 1977, o Grêmio tentava quebrar uma longa hegemonia do Internacional no Campeonato Gaúcho. Com uma equipe modesta e comandada por Telê Santana, o Tricolor venceu o rival por 1 a 0 na final com gol de Catimba e se sagrou campeão.
5. Atuação ao lado de Maradona
Foi campeão gaúcho em 1979 e logo depois passou rapidamente pelo Bahia. Sem espaço no Tricolor Baiano, foi negociado com o Argentinos Juniors, em 1980. Uma curiosidade é que por lá, o atacante atuou ao lado do jovem Maradona, então com 19 anos.