JogadoresEspeciaisÚltimas Notícias do Grêmio

5 curiosidades sobre Milton Kuelle, a lenda que pisou nos 3 estádios do Grêmio

Um dos maiores artilheiros da história do Grêmio e com a honraria de ter pisada nos três estádios do Clube, Milton Kuelle marcou seu nome pelo Imortal. Homenageado na segunda escolha da Calçada da Fama do Tricolor, em 1999, o ex-meio-campista até hoje é lembrado pelos seus feitos em Porto Alegre.

Relembre curiosidades sobre a carreira de Milton Kuelle!

Carreira inteira no Imortal  e série de títulos estaduais no currículo

Natural de Porto Alegre, o “formiguinha”, apelido que recebeu por ajudar a equipe em todos os setores, Milton jogou toda sua carreira profissional com a camisa gremista. Entre 1953 e 1965, ele empilhou títulos estaduais, conquistando o Campeonato Gaúcho de 1956 a 1960, e de 1962 a 1965.

Top-10 artilheiro do Grêmio

O ex-meia é um dos jogadores que mais marcou gols com a camisa tricolor em toda a história. Ao todo, Milton balançou as redes em 129 vezes durante 511 partidas, segundo números do site GrêmioPédia. Com a marca, ele aparece como o oitavo maior artilheiro do Grêmio, apenas dois gols atrás de Baltazar, que está em sétimo.

Carreira fora dos gramados e retorno ao Clube

Após a temporada de 1965, Milton Kuelle optou por abandonar os gramados para seguir a carreira de dentista. No entanto, a grande identificação fez com que retornasse ao Clube como um dos conselheiros, trabalhando também como dirigente no departamento de futebol.

Honra para poucos no Tricolor

O ex-meio-campista alcançou uma honra para poucos no Tricolor. Em 2012, o Clube convocou Milton para uma apresentação na Arena. Com a homenagem, o ex-jogador se tornou um dos poucos a pisar nos três estádios do Clube. Além da Arena, ele já havia entrado nos gramados do Estádio da Baixada e do Estádio Olímpico Monumental.

Carreira política

Durante os anos de 1964 e 1968, Milton Kuelle foi eleito vereador de Porto Alegre pelo PSD. Já em 68, após ingressar na Arena, com o bipartidarismo instaurado pelo AI2, ele não foi reeleito, ficando na suplência. Logo na sequência, o ex-jogador optou por abandonar a política.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo