JogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Craque em foco: a análise do desempenho de um jogador chave do Grêmio

O técnico Renato Portaluppi colocou em prática um estilo de jogo diferente no Grêmio em 2023. Após se caracterizar por utilizar por anos um esquema tático 4-2-3-1, com funções bem definidas e conhecidas para cada peça de seu time titular, apostando na velocidade dos ponteiros para criar as principais jogadas ofensivas, o comandante alterou a forma do Tricolor jogar e colocou ainda mais em evidência um jogador que se tornou peça-chave no time. 

Jovem virou craque no Grêmio em menos de duas temporadas 

Um dos grandes ‘fiadores’ do esquema tático de Renato é o meio-campista Bitello. Depois de iniciar sua trajetória entre os profissionais do Imortal como segundo volante, o jovem, de 23 anos, ajudou o treinador a encontrar um novo estilo de jogo.

Fixado no elenco profissional por Roger Machado, Bitello não demorou para chamar a atenção e, logo em seu primeiro ano, foi eleito o craque do Campeonato Gaúcho de 2022. Na campanha da equipe na Série B, ainda em uma função mais recuada, ele demonstrou toda sua importância.

De acordo com dados do Sofascore, Bitello foi o vice-artilheiro do Grêmio na segunda divisão com oito gols marcados, seis a menos que o centroavante Diego Souza. O camisa 39 ainda colaborou ofensivamente com três assistências. Além da participação no ataque, o meia foi o segundo jogador com mais desarmes por jogo e o quarto com mais passes certos.

bitello-gremio
Bitello: jovem virou craque no Grêmio (Imagem: Lucas Uebel/ Grêmio)

O ano virou e Bitello, agora assediado pelo futebol europeu, voltou a ser eleito o craque do Gauchão. Com a chegada dos novos reforços, o jovem foi adiantado para atuar na linha de três meio-campistas, ao lado de Vina e Cristaldo, mostrando, mais uma vez, toda sua qualidade e versatilidade, característica muito valorizada por Renato.

Em 23 jogos no ano, Bitello acumula seis gols e três assistências. Na última partida do Grêmio, diante do Palmeiras, em pleno Allianz Parque, o guri não se intimidou e marcou o gol de honra da equipe com uma linda finalização de fora da área.

Com o grande desempenho apresentado até o momento, aliado com a necessidade do Clube de lucrar na próxima janela de transferências, a tendência é que o meia seja alvo de propostas do exterior e, possivelmente, negociado. Caso a saída seja efetivada, Renato já sabe que não terá vida fácil para encontrar um substituto à altura de Bitello.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo