Grêmio faz lambança bizarra, toma virada e perde para o Santos no Brasileirão
Grêmio sofre virada do Santos na Vila Belmiro
O Grêmio foi até a Vila Belmiro, na tarde deste domingo (20), e acabou derrotado, de virada, pelo Santos, Após sair na frente do placar com Cristaldo, o Tricolor Gaúcho pagou pela desatenção nos minutos finais e sofreu a virada do Peixe. Com o resultado, a equipe encerrou a 20ª rodada fora do G4, em quinto, com 33 pontos.
Leia mais:
CBF dá ‘strike duplo’ e pode prejudicar o Grêmio em breve; entenda
Por que Bitello foi convocado para a Seleção Brasileira de Ramon Menezes?
O início da partida foi marcado por muito estudo de ambos os times, que entraram com mudanças para o duelo. No Grêmio, Renato Portaluppi não pôde contar com Villasanti e Luis Suárez, que deram lugar a Pepê e João Pedro Galvão, respectivamente. Já no Santos, o uruguaio Diego Aguirre foi obrigado a alterar o esquema tático e atuar com três zagueiros diante dos desfalques.
Pressionado pelo momento ruim na temporada em meio à luta contra o rebaixamento, o Santos, que contou com apoio de um grande público nas arquibancadas, tentou tomar a iniciativa do jogo desde os minutos iniciais. Aos poucos, através de sua posse de bola, o Tricolor conseguiu equilibrar as ações da partida.
Apesar de não conseguir criar chances claras, o Santos teve as melhores oportunidades, sempre apostando em jogadas com o centroavante Marcos Leonardo. Do lado do Grêmio, os inúmeros erros técnicos da equipe irritavam Renato na casamata.
O primeiro lance de perigo foi gaúcho. Aos 32 minutos, após troca de passes, Fábio cruzou e João Pedro Galvão ganhou da zaga, mas cabeceou pela linha de fundo. Na última chance da etapa inicial, aos 44′, Reinaldo pegou o rebote e, de primeira, chutou para fora.
Vacilo bisonho e derrota fora de casa
O início do Grêmio no segundo tempo foi em alta velocidade. Com menos de um minuto, a zaga santista afastou mal e Cristaldo pegou a sobra para finalizar com muita potência e colocar a bola nas redes, fazendo 1 a 0.
Com menos de três minutos, o Imortal teve uma chance clara. Após receber dentro da área, Bitello demorou para finalizar e permitiu o corte de João Basso. Aos 6′, Ferreira chutou forte e João Paulo voou para espalmar.
A primeira chance do Santos foi aos 9′. Após jogada pelo lado esquerdo, Joaquim ficou sem espaço para finalizar e bateu fraquinho, nas mãos de Gabriel Grando.
O Santos deixou tudo igual aos 17 minutos. Em sua primeira jogada, Soteldo carregou a bola e deu um bom passe para Marcos Leonardo, que finalizou cruzado para vencer Gabriel Grando.
Empurrado pela torcida, o Peixe foi para cima em busca da virada. Aos 21′, Jean Lucas bateu falta e Gabriel Grando fez segura defesa. Com 39′, o Santos, que melhorou muito no jogo após o empate, voltou a ameaçar com Soteldo, em cobrança de falta.
A virada santista saiu aos 44′. Em um contra-ataque. marcado por uma verdadeira lambança do sistema defensivo do Grêmio, com atletas desistindo da jogada, Soteldo avançou com a bola dominada, saiu cara a cara com o goleiro Gabriel Grando e rolou para Furch, que só teve o trabalho e empurrar para o fundo das redes.
Nos minutos finais, aos 46′, o lateral-esquerdo Reinaldo ainda teve tempo de ser expulso após cometer falta e receber seu segundo cartão amarelo. O técnico Renato Portaluppi, por reclamação, também acabou sendo expulso.
Ficha técnica de Santos x Grêmio
Data: 20 de agosto (domingo)
Local: Vila Belmiro (SP)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Público: 12.933 torcedores
Escalações:.
Santos: João Paulo; Joaquim (Tomás Rincón), João Basso e Alex Nascimento; Lucas Braga (Dodi), Rodrigo Fernández (Nonato), Jean Lucas, Lucas Lima (Soteldo) e Dodô; Mendoza e Marcos Leonardo (Furch).
Grêmio: Gabriel Grando; Fabio (João Pedro), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Felipe Carballo (Gustavo Martins) e Pepê (Ronald); Bitello, Cristado (Everton Galdino) e Ferreira; João Pedro Galvão (André Henrique).
Arbitragem:
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA) – (MG);
- Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA) – (BA) e Celso Luiz da Silva (MG);
- Quarto Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP);
- Assessor: Ana Karina Marques Valentin (PE);
- Árbitro de Vídeo (VAR): Emerson de Almeida Ferreira (MG);
- AVAR: Frederico Soares Vilarinho (MG);
- Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Paulo Roberto Alves Junior (PR).
Um Comentário