CampeonatoGreNalJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Há 45 anos, Grêmio fazia a maior goleada da história dos GreNais disputados no Beira-Rio

Para muitos torcedores, o mestre Telê Santana foi um dos maiores treinadores da história do Grêmio. Além de montar o esquadrão campeão do Campeonato Gaúcho de 1977, o ex-técnico foi responsável por tornar-se uma espécie de “homem” GreNal, na medida em que possui um elevado número de clássicos ganhos na sua passagem pelo Tricolor.

Tendo estreado na casamata do Imortal em setembro de 1976, quando foi contratado pelo então vice-presidente Fábio Koff, Telê permaneceu duas temporadas e meia em Porto Alegre, estabelecendo, entre os anos de 1977 e 1978, uma marca histórica de seis vitórias consecutivas em GreNais — algo que nunca foi igualado até hoje por nenhum dos dois clubes.

Grêmio de Telê aplicou a maior goleada da história dos GreNais do Beira-Rio

Tal recorde iniciou-se em agosto de 1977, quando o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1, no Olímpico, pela oitava rodada do decagonal final do Gauchão. Após esta partida, a equipe de Telê Santana engrenou mais cinco vitórias em sequência, sendo duas pelo campeonato estadual de 1977 (ganho pelo Tricolor), duas pelo Campeonato Brasileiro (1977 e 1978) e uma pelo Gauchão de 1978.

Em uma destas vitórias, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1977, no dia 6 de novembro, há exatos 45 anos, em pleno Beira-Rio, o Imortal de Telê aplicou um inesquecível 4 a 0 no Inter, resultado que até hoje marca a maior goleada aplicada por um dos times em clássicos GreNais disputados no estádio colorado.

Com gols de Yura (2x), Tadeu Ricci e Tarciso, o Grêmio calou cerca de 50 mil torcedores rivais e ainda aposentou o uniforme (camisa, calção e meias) todo vermelho do Inter, que fazia a sua estreia naquela oportunidade. Curiosamente, foi a primeira e última ocasião em que o fardamento colorado entrou em campo em uma partida no Beira-Rio, tamanha a humilhação que a derrota teve na história do Inter.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo