Últimas Notícias do GrêmioCampeonato

Libra ou LFF: afinal, com qual das duas ligas o Grêmio vai fechar?

O jornalista Leandro Behs, em seu Twitter, trouxe informações sobre as duas ligas que estão sendo debatidas por clubes do Brasil: LFF – Liga Forte do Futebol e Libra. Pois o Grêmio já decidiu de qual delas irá participar. Inclusive, o mandatário Tricolor, Alberto Guerra, foi um dos convidados a participar de reunião sobre a competição escolhida, junto à sede da FPF em São Paulo, por via online.

O Imortal optou pela Libra, apesar de muitos acharem a LFF mais vantajosa e ‘justa’ financeiramente. Um dirigente do clube gaúcho explicou:

“Quando assumimos, o clube já estava na Libra e, sinceramente, aaté agora não vimos motivos para mudar de lado [LFF]”, disse o profissional, cujo nome não foi mencionado.

É possível que a escolha pela Libra sinalize uma tentativa de aproximação do Clube de Todos com os clubes do Eixo, buscando, progressivamente, maiores vantagens financeiras.

Grêmio ajudou a decidir critérios pra distribuição de cotas

Na reunião com a FPF há alguns dias, com presença online de Alberto Guerra, o Tricolor ajudou a delimitar as regras da nova competição. A Libra envolverá clubes da Série A e outros menos conhecidos, e estará em fase de transição por três anos, até que as cotas estejam estabelecidas de maneira mais igualitária.

O importante é que foi definido que a diferença de aporte financeiro para cada clube – baseado em diferentes fatores, como audiência na TV, e também cotas fixas – foi diminuída. Isso vem ao encontro da velha discussão sobre as cotas desiguais do Brasileirão, por exemplo: clubes como Flamengo, Corinthians e Palmeiras, ganham muito mais da TV aberta e paga – pay-per-view ou PPV – que outros clubes. Na Premier League, da Inglaterra, por exemplo, a distribuição de cotas é igualitária para os times da série principal.

No entanto, muitos gremistas são contra o Tricolor Gaúcho ter escolhido a nova liga. Apesar da ainda discrepante diferença de valores, priorizando clubes do Eixo.

Leila Krüger

Jornalista, escritora, Mestre em Comunicação Social PUCRS. Cinco livros publicados. Gaúcha e gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo