Puxado por Diego Souza, Grêmio teve o segundo melhor ataque da Série B
Com acesso garantido à Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio acabou a Série B deste ano na segunda posição, com 65 pontos na tabela de classificação. Além disso, o clube gaúcho ainda pode se orgulhar de ter acabado o torneio nacional como o segundo melhor ataque, com 50 gols marcados em 38 jogos.
Destes, 14 foram marcados pelo artilheiro gremista na competição, o centroavante Diego Souza. Logo atrás do camisa 9, Bitello, com oito gols, e Biel, com cinco, completam a lista dos maiores goleadores do Imortal na Série B. Com 57 bolas nas redes assinaladas, o campeão Cruzeiro tem a liderança também no quesito melhor ataque, seguido de Grêmio (50), Vasco da Gama (48), Sampaio Corrêa (48) e Bahia (43).
Diego Souza acabou como artilheiro do Grêmio no ano
Em meio a disputa da Série B 2022, o centroavante de 37 anos seguiu sendo um dos destaques da equipe gremista, sendo o artilheiro do clube na temporada, com 19 gols marcados no total.
Além disso, o camisa 29 do Tricolor confirmou a sua especialidade em clássicos, principalmente contra o Inter e no Estádio Beira-Rio: em 2022, Diego Souza se tornou o segundo jogador com mais gols no campo do rival, com quatro na história. Vale ressaltar que essa é a segunda passagem do centroavante pelo Imortal: após atuar por um ano no Flamengo por empréstimo em 2006, o jogador foi repassado ao clube gaúcho, que iria disputar a Copa Libertadores da América em 2007.
Além do título gaúcho daquele ano, Diego Souza foi um dos principais jogadores da equipe gremista que chegaria a final da Libertadores, contra o Boca Juniors de Riquelme. Após isso, em 2020, o centroavante voltaria ao Imortal, clube que defendeu até 2022.