Últimas Notícias do GrêmioRumores

CBF promove mudança que pode deixar o Grêmio na miséria

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem revisto várias normas ultimamente. Uma delas pode provocar um prejuízo incrível no Grêmio e em outros clubes brasileiros, como o rival Inter.

Segundo o jornalista da GZH, Leonardo Vieira:

“O novo Regulamento Geral de Competições da entidade prevê que os clubes compensem os descontos nos ingressos que excederem 50%”, escreveu o jornalista.

A nova determinação da entidade em relação ao imposto cobrado pela venda de ingressos diminuiu a receita dos clubes: agora, a cobrança é realizada inclusive nos bilhetes promocionais e faz com que os times deixem de arrecadar por meio da bilheteria.

O site do Terra explica o prejuízo para os clubes:

A nova regra impõe custos aos clubes. Assim como já acontecia no Rio, a CBF passou a desconsiderar, para fins de relatório financeiro e cobrança de taxas, o valor de qualquer desconto de ingressos que ultrapasse o preço da meia-entrada, o que impactará diretamente no faturamento dos times com bilheteria ao longo do ano, principalmente para os clubes que oferecem grandes descontos em seus programas de sócio-torcedor, como Vasco, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Grêmio Bahia e outros da Série A do Campeonato Brasileiro“, esclareceu o portal.

Como esta regra CBF vai impactar o Grêmio?

Com a regra, o Tricolor sofrerá perdas financeiras. A determinação é válida para todas as partidas de competições organizadas que a entidade venha a organizar. Clubes estão pedindo a revisão do regulamento novo, mas, se se mantiver, terão de rever seus programas com os torcedores.

Isso significa que os descontos terão de ser menores. Assim, o resultado líquido da bilheteria de um clube pode até ser negativo: a diferença entre o valor pago deve constar no borderô das partidas, o que aumentará a renda bruta e, por consequência, os 5% de taxa para a federação local, além de 5% para o INSS, incididos sobre a arrecadação das bilheterias do Grêmio.

Clubes com planos sócio-torcedor com descontos maiores que 50% do valor comum do ingresso vão ter que pagar a diferença de cada um dos bilhetes retirados no valor em promoção. Porém, até meia entrada, nada mudará. O Imortal está de olho na resolução do caso junto à CBF.

Leila Krüger

Jornalista, escritora, Mestre em Comunicação Social PUCRS. Cinco livros publicados. Gaúcha e gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo