Copa do MundoCampeonatoJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Em contagem regressiva para a Copa do Mundo, Grêmio faz homenagem a Valdo

Próximo do início da Copa do Mundo do Catar, o Grêmio relembrou hoje (16), em suas redes sociais, de uma craque tricolor que foi convocado para a Copa do Mundo de 1986 pela Seleção Brasileira enquanto vestia a camisa gremista: o ex-meia Valdo, tetracampeão gaúcho pelo Imortal.

Peça chave do Grêmio Show, equipe que encantou os torcedores do Brasil na década de 1980, Valdo iniciou como jogador nas categorias de base do Figueirense, em 1981. No entanto, foi no Tricolor que o ex-atleta foi revelado, em 1983, quando conviveu com grandes jogadores da história do clube.

Em seu primeiro ano pelo Imortal Tricolor, Valdo recebeu poucas oportunidades em jogos oficiais, mas começou a chamar atenção da comissão técnica gremista. Em 1985, após dois anos de adaptação e amadurecimento, o atleta finalmente conquistou sua titularidade na equipe. Com a chegada de Rubens Minelli para o cargo de técnico do tricolor, o ex-meia destacou-se como ponta esquerda, mostrando velocidade, drible e seu incrível condicionamento físico.

Tetracampeão gaúcho pelo Grêmio, ex-meia foi chamado para a Copa de 1986 por Telê Santana

Entre 1985 e 1986, Valdo liderou o Grêmio para duas conquistas do Campeonato Gaúcho, chamando a atenção do então técnico da Seleção Brasileira, Telê Santana, que convocou o ex-jogador para compor o elenco brasileiro na Copa do Mundo de 1986. Em 1990, já fora do Tricolor, o ex-armador novamente seria chamado para um Mundial, dessa vez com menos destaque.

No seu último ano pelo Imortal, em 1987, o ex-meia novamente foi destaque na campanha vitoriosa do time gremista no Gauchão, conquistando o tricampeonato regional seguido. Considerado um dos grandes craques do Brasil na década, Valdo acabou sendo vendido para o Benfica, de Portugal, em 1988. No entanto, antes de viajar, o ídolo gremista acabou vencendo mais uma vez o Campeonato Gaúcho, fechando com chave de ouro a sua passagem por Porto Alegre.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo