Últimas Notícias do GrêmioHistória

Ex-técnico do Boca venceu mais Libertadores que Grêmio e outros times brasileiros

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Sebastián Battaglia é uma lenda do Boca Juniors. Como atleta, ele atuou quase a carreira toda por lá. Teve uma passagem curta pelo Villarreal, entre 2004 e 2005, mas de resto, fez toda sua trajetória profissional no clube em que comandando até a última quinta-feira. O técnico foi demitido do time Xeneize após ter sido eliminado pelo Corinthians, em plena La Bombonera, nas oitavas da Libertadores.

Battaglia na Libertadores

Apesar da queda como técnico, Battaglia tem motivos para se vangloriar na competição, pois, sozinho, conquistou quatro títulos da Libertadores da América em sua carreira. Nenhum clube brasileiro tem isso. Os que mais venceram, foram Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, com três conquistas cada.

O primeiro título foi em 2000, diante do Palmeiras, que era o atual campeão. O Verdão chegou a decisão após eliminar o Corinthians, na semifinal, com o marcante pênalti do Marcelinho defendido pelo Marcos. Na decisão, após dois empates, o primeiro em 2 a 2, e o segundo em 0 a 0, além de uma arbitragem no mínimo polêmica, o time argentino venceu nos pênaltis.

No ano seguinte, em 2001, mais uma vez o título ficou com os argentinos. Dessa vez, derrotaram o Palmeiras na semifinal e na final, superaram o Cruz Azul, do México, novamente nos pênaltis.

O outro título veio dois anos depois, em 2003, em cima do Santos de Robinho e Diego, que na época era o atual campeão brasileiro. O Boca mostrou sua força na competição e atropelou, vencendo as duas partidas, 2 a 0 na ida e 3 a 1 na volta. Battaglia foi titular nos dois jogos.

Levou a melhor diante do Tricolor Gaúcho

O último título de Sebastian Battaglia veio novamente contra um brasileiro, em 2007. O adversário era o Grêmio de Diego Souza e companhia, mas o Boca Juniors, mais uma vez, atropelou e venceu as duas partidas: 3 a 0 na ida, e 2 a 0 na volta. Nesse ano, ele era reserva da equipe.

Battaglia é o jogador que mais venceu títulos pelo Boca Juniors. São 18 ao todo, contando competições nacionais, continentais e internacionais.

Arthur Chagas

Estudante de jornalismo em Belo-Horizonte (MG) Redator no site Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo